O desperdício de energia elétrica não é apenas um problema para o bolso - é também um problema para o planeta. A queima de combustíveis fósseis, e sua consequente liberação de gases do efeito estufa, a construção de hidrelétricas e as emissões de CO2 associadas a decomposição da vegetação das vastas áreas alagadas, bem como os riscos associados as atividades de usinas nucleares como os acidentes de Chernobil ou Fukushima, são alguns dos exemplos de impactos sobre o meio ambiente relacionados à geração de energia.
Pensando nisso, pesquisadores da empresa Regen Energy desenvolveram oEnviroGrid, um aparelho que, ligado ao sistema elétrico, gerencia os gastos com eletricidade. O produto ajuda a distribuir a energia elétrica de maneira inteligente, sem que o sistema elétrico chegue ao seu limite desnecessariamente.
Isso se dá pela coleta de dados sobre a demanda de energia feita pelos aparelhos, que enviam suas informações para um programa de computador através de uma conexão sem fio. A partir daí, é criado um sistema que otimiza a distribuição de eletricidade.
A criação dessa tecnologia foi inspirada no que os pesquisadores chamam de“swarm logic”, que é a maneira como as abelhas se comunicam e coordenam suas atividades através de regras simples. A empresa afirma que o produto pode proporcionar uma economia entre 5% e 10%. Mais um exemplo do uso da biomimética a ajudar o homem a viver de maneira mais sustentável.